Mármore é sinônimo de requinte e sofisticação. A associação é automática, não tem jeito. Na antiguidade, aqueles que utilizavam a pedra na decoração ganhavam status de poder e riqueza. O mármore também foi muito utilizado para esculpir esculturas, a mais famosa delas, o David de Michelangelo, foi toda feita em mármore Carrara. E, na Roma Antiga, esse mesmo mármore foi utilizado para a construção do Panteão. Saiba mais sobre o mármore branco e seus principais tipos:
Conheça as principais diferenças entre mármore e granito
Você consegue reconhecer e diferenciar um mármore de um granito? Ambos são muito utilizados e suas características são muito semelhantes. Por isso, atente-se aos detalhes.
A principal diferença e a mais visível entre os dois tipos de pedra é a aparência. O granito possui uma textura que se assemelha a pontilhados, enquanto o mármore possui uma coloração mais uniforme, marcado pela presença de veios longos e definidos. Repare na homogeneidade da pedra para defini-la como mármore ou granito.
Outra diferença importante entre elas é quanto à porosidade. O mármore é mais poroso do que o granito, portanto, acaba sendo mais propicio as manchas e desgastes ao longo do tempo. E, falando em desgaste, o granito também é mais resistente, sendo ideal para ser utilizado em locais com maior tráfego e em áreas externas.
O preço também marca (e muito) a diferença entre mármore e granito. O mármore, especialmente se for importado, é muito mais caro do que o granito.
Vantagens do mármore branco
1. Aparência mais lisa e uniforme
Uma das grandes vantagens de utilizar o mármore branco no acabamento da casa é a sua aparência, muito mais uniforme e homogênea quando comparada ao granito. O mármore branco possui um alto valor estético e se destaca na decoração dos ambientes.
2. Resistência
Se você está em busca de um material forte e resistente, pode apostar no mármore. Formado principalmente pelos minerais calcita e dolomita, o mármore além de resistente é altamente durável, conservando-se belo por muitos anos.
3. Pode ser usado em projetos variados
A aparência homogênea do mármore branco permite que ele seja utilizado em diferentes projetos arquitetônicos, desde os mais clássicos aos mais modernos. O mármore branco pode ser usado em escadas, painéis na parede, bancadas de pia e balcões, por exemplo. Se a intenção é deixar o projeto clean, o mármore branco é a escolha ideal.
Desvantagens do mármore branco
1. Mancha com facilidade
A porosidade do mármore branco faz com que ele seja muito suscetível a manchas e, talvez, essa seja a grande desvantagem do material. Por conta disso, o mármore branco não é muito indicado para cozinhas.
Mas se você não abre mão do material, pode contornar esse problema tendo sempre à mão um paninho para limpar líquidos ou outras substâncias que acidentalmente venham a cair na bancada. Dessa forma você evita que o mármore absorva o líquido e acabe manchado. Procure utilizar produtos de limpeza próprios para mármore, ou então, apenas um pano úmido com sabão neutro, isso também ajuda a prolongar a beleza do material.
Outra possibilidade é fazer um tratamento na pedra para reduzir sua porosidade. Veja bem, reduzir, isso não quer dizer que ela deixará de absorver. Portanto, o cuidado é a melhor estratégia para usar o mármore branco no acabamento de áreas molhadas, como a cozinha.
2. Preço
Outra desvantagem do mármore em relação ao granito (e outros materiais de revestimento) é o seu alto custo. Se bem que, com a variedade de mármores brancos nacionais disponíveis no mercado, os preços oscilam e é possível encontrar a pedra com valores mais acessíveis. Mas de qualquer forma é bom saber que o mármore, ainda assim, possui um alto custo quando comparado a outros materiais. Mas é como diz o ditado “mais vale um gosto do que dinheiro no bolso”.
Gostou das dicas? Faça um orçamento com a gente!
Hozzászólások