G-6CV5F4P1MP

Principais diferenças entre o granito Preto São Gabriel e Preto Absoluto


Bancada em Preto Absoluto

Basicamente, a diferença mais evidente entre esses dois tipos de granito preto é, em primeiro lugar, o índice de uniformidade e homogeneidade das pedras, que é bem maior no Preto Absoluto e o torna mais elegante. Por outro lado, o granito Preto São Gabriel é muito mais barato do que o Preto Absoluto, sendo o primeiro quase três vezes mais barato do que o segundo. Ou seja, essa grande diferença de preço entre os dois tipos, ao lado da beleza, é a razão da enorme popularidade do granito Preto São Gabriel.


A primeira dessas diferenças também orienta a escolha dos locais onde os dois tipos de granito costumam ser aplicados. O granito Preto São Gabriel pode ser usado em áreas internas e externas, mesmo aquelas próximas a fornos e churrasqueiras, e é uma ótima opção para bancadas de cozinha e banheiro em projetos mais tradicionais. Versátil, este tipo de granito pode ser combinado com muitas cores e tons de revestimentos e mobiliário, como bege, amadeirados escuros e claros e, principalmente, branco. Já o Preto Absoluto, que proporciona um acabamento elegante, é uma excelente opção para cozinhas modernas, em especial aquelas metalizadas com aço inox.  


Usando granito preto na cozinha


Bancada em Preto São Gabriel

Se a intenção é usar granito preto na decoração da cozinha, como o popular granito Preto São Gabriel, o material pode ser aplicado em uma bancada, na parede e até no piso. Porém, é preciso ter em mente que a pedra de cor escura é neutra, mas pede mais luz ou tons claros para equilibrar a iluminação do espaço.


O granito preto, que é um verdadeiro coringa na decoração de qualquer ambiente por seu ar moderno e praticidade, também é recomendado na cozinha por não aparentar manchas ou desgastes mesmo após muito tempo de uso. Por isso, é ideal para cozinhas e outros ambientes em que se manuseiam materiais quentes ou gordurosos.  


Ainda assim, é importante não abusar do granito, especialmente aquele em tons escuros, pois o seu excesso pode deixar o ambiente pesado e, com o passar do tempo, causar cansaço. Da mesma forma, é preciso pensar na segurança em locais com piso em granito escuro, pois na presença de água ele pode ser altamente escorregadio.


Uma boa ideia na hora de escolher o granito preto é visitar marmorarias e pedir amostras dos tipos nos quais você tem interesse. Assim, você pode compará-las com os móveis e revestimentos já existentes no ambiente a decorar ou com possíveis escolhas de azulejos e faixas decorativas em lojas de materiais de construção. Melhor ainda será se você procurar um arquiteto, designer de interiores ou decorador para ajudá-lo nessa tarefa.  


Quais os cuidados que se deve ter com o granito preto?



Escada em Preto São Gabriel

Ao longo do tempo, podem ocorrer mudanças na aparência do granito preto, como um desgaste da pedra que a deixa esbranquiçada. Para que a beleza e o brilho natural do granito preto sejam mantidos por mais tempo, é importante levar em conta as seguintes recomendações:


1. Para evitar o choque térmico causado por panelas e assadeiras que saem do fogão e do forno direto para a bancada de granito, evite colocar sobre a pedra utensílios quentes.


2. Ao fazer a limpeza, evite o erro mais comum: usar produtos que possam manchar a pedra. Da mesma forma, não misture produtos de limpeza, pois a reação entre eles pode ser abrasiva para o granito. O melhor jeito de limpá-lo é usar apenas água e detergente neutro. Outra boa iniciativa é verificar junto ao fornecedor da pedra quais produtos são indicados para a sua limpeza.


3. Procure não deixar acumular água sobre o granito preto, pois ele tende a absorver o excesso que fica parado, o que fatalmente resulta em manchas. Se esse tipo de granito for usado na cozinha ou no banheiro, mantenha um pano ou rodinho por perto para remover a água excedente.


4. Antes de encerar uma superfície de granito preto com a intenção de protegê-lo e renovar o seu brilho natural, consulte o fornecedor da pedra para saber qual é a cera mais indicada para ela.   


Gostou das dicas? Faça um orçamento com a gente!

240 visualizações

Império do Mármore Ltda © 2019 – Todos os direitos reservados.

  • Facebook
  • Instagram
whatsappesse200x200.png